Equipamentos e montagem
Para pescaria de robalo, uso uma vara Celta Permit 2 partes 2,7 metros, molinete Arena 2000, linha multifilamento 21 libras, chumbo Oliva 40 gramas, girador crane - celta n° 6, linha para chicote de fluorcarbono 17 libras (comprimento de 80 centímetros) e anzol para robalo 1/0.
Para pescaria de costeira, uso uma vara Maruri 3 partes 2,74 metros, molinete Arena 2000, linha multifilamento 35 libras, chumbo Oliva 20 gramas, girador crane - celta n° 6, linha para chicote de fluorcarbono 30 libras (comprimento de 80 centímetros) e anzol maruseigo 18.
A pesca de robalo com jig head e jig, pode ser uma técnica muito eficaz, já que o robalo é um peixe predador que muitas vezes se encontra em áreas com fundo rochoso, vegetação subaquática e estruturas como píeres, pontes e docas.
Varas de ação média a 6 a 7 pés, carretilha ou molinete com linha de 15 a 30 libras.
Opte por iscas com núcleos que imitam peixes locais, como sardinhas, camarões e pequenos peixes.
O robalo gosta de se abrigar em áreas com boa cobertura, como rochas, vegetação e estruturas subaquáticas. Lance a isca perto dessas estruturas e deixe-a afundar até o fundo. Após a isca tocar o fundo, comece a recuperar com movimentos curtos e rápidos, imitando um peixe nadando. Mantenha o contato com o fundo. Alterne a velocidade de recuperação e faça pausas intermitentes para simular movimentos mais naturais.
Adquira essas áreas e lance a isca perto dessas estruturas e deixe-a afundar até o fundo.
Após a isca tocar o fundo, comece a recuperar com movimentos curtos e rápidos, imitando um peixe nadando. Mantenha o contato com o fundo. Alterne a velocidade de recuperação e faça pausas intermitentes para simular movimentos mais naturais.
Importante ter atenção, pois a resistência do fluorcarbono, não pode ser superior ao do girador e da linha do carretel, para que num possível enrosco, você não perca o girador, chumbada e parte da linha do carretel, perca somente o fluorcarbono e anzol.
1 libra= 0,454kg